9 de fevereiro de 2018

A manutenção industrial e o impacto no resultado

A manutenção industrial e o impacto no resultado

A manutenção industrial até pouco tempo atrás era deixada para segundo plano, seus investimentos enxergados como uma “despesa necessária” no orçamento da produção, além de ser um tema recorrente em programas de redução de custos. Não são raros os casos onde a terceirização aparece dentro do organograma empresarial.

É possível que a manutenção industrial seja capaz de influenciar o resultado global de uma operação?

Não enxergar a manutenção como parte da estratégia da organização torna-se um risco, uma vez que não se compreendem as relações de causa e efeito entre as diversas atividades nos resultados de uma operação industrial, não são exploradas vantagens competitivas que valorizam critérios como flexibilidade, prazos e qualidade.

Ao longo dos anos a evolução tecnológica e o crescimento industrial acelerado levaram a manutenção industrial a assumir o protagonismo no contexto produtivo. O aumento da complexidade de sistemas industriais somados ao atendimento de questões relacionadas à segurança e meio ambiente, trouxeram a necessidade garantir a confiabilidade e disponibilidade dos ativos industriais.

Assegurando a disponibilidade e confiabilidade dos ativos é possível aumentar o volume de produção e mensurar o impacto na receita, custos de produção e aumento de lucratividade. O incremento da capacidade produtiva permite que a companhia seja mais flexível em sua resposta às demandas e condições do mercado, garantindo uma vantagem no tempo de resposta, confiabilidade de entrega, flexibilidade e custo.

A estratégia de manutenção deve estar alinhada às diretrizes de produção e estratégia da operação. Com o desenvolvimento de um programa de manutenção que contemple a adoção de práticas de TPM (total productive maintenance)  e  RCM (reliability centered maintenance) associadas, é possível obter benefícios tangíveis a curto prazo, que permitem um avanço significativo à excelência operacional, apoiando na jornada para a manufatura de classe mundial (WCM).

Entendemos que o uso de tecnologia é necessário, mas não é suficiente para trazer respostas. É imperativo a adoção de uma ferramenta de gestão de informações para coleta de dados, via planilhas ou sistema de gestão da manutenção, para que os dados produzidos sejam monitorados continuamente.

A área de manutenção gera valor para sua organização?

Nossa equipe traz para a manutenção industrial as informações necessárias para apoiar o planejamento e o monitoramento contínuo ao longo do ciclo de vida do ativo. Integrando conceitos apresentados na norma técnica NBR ISO 55001 ao programa de manutenção, tornamos o processo eficiente e com resultados tangíveis.

A TERQ trabalha para que pessoas e empresas possam tomar decisões que movem os negócios, independente do nível de maturidade da manutenção industrial da sua organização.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar.

Pesquisar

Categorias

Últimas postagens

Conheça os colaboradores

Ver os perfis