5 de março de 2018
A sua empresa gera ou destrói valor?
Essa parece ser uma pergunta trivial, mas frequentemente confunde-se o conceito de gerar lucro com o conceito de gerar Valor. Este erro conceitual pode levar o Empresário a perder, ano após ano, o poder de compra do patrimônio investido na companhia expondo o empresário à riscos sem gerar a riqueza necessária para remunerar o seu capital.
O objetivo de uma companhia, além de sua função social, não deve ser apenas a geração de lucro, mas sim a criação de valor sustentável. Para cumprir tal missão, é imprescindível que os processos críticos que interferem diretamente na geração de valor do negócio estejam devidamente mapeados. O mapeamento da árvore de geração de valor possibilita o estabelecimento de KPI’s precisos para que metas sejam estabelecidas focadas em fatores que impactam Resultado. Mas qual resultado deseja-se alcançar?
Monitorar lucro ou valor?
Lucro é o resultado positivo de uma determinada atividade econômica. Valor é todo o retorno financeiro de uma determinada atividade econômica, que excede o custo do capital, que pode ser entendido como o custo de oportunidade associado ao retorno que determinado investimento deveria remunerar o investidor tendo em vista fatores como taxa de juros, inflação, risco, prêmio pelo risco, estrutura de capital e custo de captação.
Considerando estes fatores, a companhias devem ter o foco do gerenciamento no Valor Econômico Adicionado, do inglês EVA (Economic Value Added).
O EVA como instrumento de gestão
Utilizar a informação contábil para mensurar os resultados de desempenho e monitorar as decisões de investimento e financiamento é importante, mas pode ser insuficiente. Levando-se em conta o retorno que excede o custo do capital empregado no tempo, pode-se obter uma métrica precisa da geração ou destruição de valor de uma empresa.
Para criar valor de forma sustentável, devemos implementar um processo de mapeamento adequado, estabelecer os indicadores que impactam diretamente no resultado, estabelecer as metas com base nos “gaps” que é o espaço entre o indicador atual e o “benchmark”, estabelecer os planos de ação e monitorar continuamente até atingir a meta desejada e então estabelecem-se novas metas, novos planos de ação com base no novo patamar alcançado.
A TERQ trabalha para que pessoas e empresas possam tomar decisões que movem os negócios, fornecendo as diretrizes para que o próprio time da empresa possa despender esforços na direção correta, focado em resultado e geração de valor sustentável.