14 de maio de 2019

CAPEX x OPEX: Qual é a diferença?

CAPEX x OPEX: Qual é a diferença?

CAPEX (capital expenditure) e OPEX (operational expenditure) representam duas categorias de despesas distintas dentro de uma operação.

CAPEX são as despesas de capital ou investimentos em bens de capital, realizados para que uma entidade possa exercer suas atividades. Contemplam todos os custos relacionados à aquisição de ativos.

A vida destas despesas se estendem além do exercício fiscal em que ocorrem, pois os custos destas despesas só podem ser recuperados ao longo do tempo através de depreciação. Normalmente os investimentos em bens de capital são orçados separadamente do orçamento operacional e levam em conta o planejamento estratégico, além de expectativas futuras.

OPEX são as despesas operacionais, que são as despesas diárias necessárias para manter uma operação rodando. Estes são os custos fixos ou variáveis de curto prazo e são usados no mesmo período em que ocorrem, ou seja, dentro do mesmo exercício.

CAPEX

São consideradas despesas de capital os montantes destinados para compra de bens ou serviços com expectativa de utilização maior que um ano. Estas despesas ocorrem para aumentar a capacidade ou melhoria de eficiência operacional e contemplam investimentos em terrenos, edificações, benfeitorias, mobiliário, equipamentos de informática, equipamentos industriais, melhorias em instalações industriais, entre outros. O tipo de indústria ou ramo de atividade geralmente determina a natureza dos investimentos.

Estas despesas são registradas na contabilidade como um ativo do balanço, em “ativo imobilizado” e também na demonstração dos fluxos de caixa, em “atividades de investimento”, pois é um dinheiro gasto para esse período contábil.

Todos os bens que estão sendo utilizados são amortizados ao longo do tempo para distribuir o custo do ativo durante sua expectativa de vida útil. Isso quer dizer que anualmente uma parte do ativo imobilizado é depreciado e este montante pode ser utilizado como uma dedução fiscal. O nível de abertura e características dos ativos vai determinar a taxa de depreciação dos ativos.

De acordo com a Lei nº 11.638/07 e as diretrizes apresentadas no CPC 27 (ativo imobilizado), as amortizações e depreciações do ativo imobilizado devem ser realizadas de acordo com o controle individualizado, eficiente e respectivas vidas úteis.

OPEX

As despesas operacionais são os custos para que um empresa possa executar suas atividades diárias e manter a operação rodando. Responsáveis pela maior parte dos custos de uma empresa, geralmente é onde buscamos maneiras de reduzir despesas sem gerar impacto na qualidade ou volume de produção dos produtos ou serviços oferecidos.

Como principais despesas operacionais podemos citar o custo com peças sobressalentes, aluguel, remuneração, impostos, viagens de negócios, aluguel de equipamentos, entre outros. Diferentemente das despesas de capital, as despesas operacionais são totalmente dedutíveis ao longo do exercício em que ocorrem.

Ponto-chave

Muitas empresas adotaram como prática do negócio transferir os custos de investimento (CAPEX) para terceiros. Ao optarem por arrendar os bens ao invés de compra-los, a empresa se livra dos custos sobre o capital, dos custos de manutenção e dos custos de gestão sobre estes bens, pagando apenas pela utilização, ou seja, este custo é incorporado às despesas operacionais (OPEX).

Esta é uma opção financeiramente atraente se a empresa tem limitações de fluxo de caixa ou mesmo restrições de crédito, podendo viabilizar determinada operação já que o custo total dos bens são deduzidos no exercício corrente e podem ser disponibilizados imediatamente.

A TERQ conta com um time capacitado e com experiências diversificadas para apoiar a estruturação de políticas de CAPEX e OPEX e ajudar a obter benefícios reais na redução de custos e melhoria de eficiência operacional.

Entre em contato e descubra como podemos ajudar.