19 de abril de 2019
Como a computação em nuvem pode salvar o meu negócio?
A nuvem
A computação em nuvem é a tecnologia que permite a distribuição de serviços de computação pela internet, proporcionando recursos flexíveis e inovações mais rápidas. Utilizando a computação em nuvem as pessoas e empresas tem acesso de serviços mais simples, como o armazenamento de arquivos, aos mais complexos, como servidores dedicados à aplicações e softwares, banco de dados, redes, análises, inteligência artificial e muitas outras aplicações.
A computação em nuvem traz o poder da computação de última geração aos usuários comuns e pequenas empresas, que dificilmente teriam acesso a tal poder de processamento. Basta conectar-se e abrir a janela a um mundo de possibilidades, tendo como requisito mínimo um dispositivo conectado à internet.
Principais benefícios da computação em nuvem
A possibilidade de escolher se a movimentação será realizada de forma gradual para economizar com custos de administração e infraestrutura, ou se o redesenho da estrutura organizacional permite a migração total para a nuvem, vai determinar o caminho que devemos seguir.
Além de facilitar a administração dos recursos e infraestrutura de TI, ela é econômica, escalável, elástica, atualizada, confiável e principalmente: segura. Migrando suas aplicações e dados para a nuvem, você reduz exponencialmente o risco do negócio.
Com tantas possibilidades, a computação em nuvem traz uma grande mudança na forma como as empresas adotam a tecnologia para sustentar a estratégia do negócio. Adotando tecnologias modernas a um custo acessível, as pessoas podem dedicar mais tempo ao que é realmente importante: a administração do negócio e menos tempo gerenciando recursos de TI.
O Futuro
Com a mudança radical que as empresas vem sofrendo nos últimos anos, o trabalho remoto, seja em casa, em uma cafeteria ou em qualquer lugar, já é uma realidade. A adoção de uma estratégia de negócios baseada em serviços em nuvem é o primeiro passo para dar aos colaboradores acesso ilimitado a todas as ferramentas e dados para que possam realizar seu trabalho aonde quer que estejam. A localização já não é mais uma limitação.
Quando olhamos o horizonte dos negócios conseguimos ver a tecnologia como pilar essencial a qualquer operação pretende se manter relevante no mercado em que atua, para aumentar o alcance e garantir resultados melhores e sustentáveis. Não adotar tecnologias emergentes e repensar a estrutura das organizações é se agarrar ao fracasso!
A Segurança
Uma nova de crimes cibernéticos vem rondando as corporações para que sejam realizados pagamentos pelo resgate de alguns dados críticos para a operação. Ninguém quer que seus dados sejam utilizados para vantagem de um indivíduo, ou em alguns casos por algum concorrente, correto?
Adotar serviços de computação em nuvem dá acesso ao que existe de mais moderno quando o assunto é segurança de dados. Ferramentas de bloqueio (firewalls) à pessoas não autorizadas, e a criptografia das informações armazenadas protegem nossos dados, aplicativos e infraestrutura contra possíveis ameaças.
Integração
Em estruturas mais complexas, são gastas muitas horas com integração de ambientes. Conseguir executar uma aplicação em servidores próprios e em nuvem simultaneamente é uma tarefa árdua, pois cada ambiente possui suas próprias particularidades, restrições e limitações.
Com a migração para um ambiente único em nuvem, toda a sua estrutura e arquitetura permitem obter uma maior eficiência, controle único de custos de operação e manutenção, além da otimização do ambiente de armazenamento.
Por que ela pode salvar o meu negócio?
Sabemos que hardwares possuem prazo de validade devido ao uso intenso, à descontinuação dos dispositivos, à falta de manutenção e principalmente ao avanço tecnológico, que costuma se renovar em períodos de 6 à 18 meses. Em certas localizações um hardware de uso comum pode ser inutilizado apenas pelo ambiente estar sujeito a mudanças climáticas, como chuvas fortes, descargas atmosféricas, umidade excessiva, ou temperaturas diferentes das homologadas pelos fabricantes.
Ainda hoje é muito comum encontrarmos operações que param suas atividades porque o servidor parou de funcionar, os dados estavam armazenados em uma máquina que teve problemas com o disco rígido, o colaborador foi embora e ninguém tem os dados em backup, entre muitos outros casos… Os riscos são enormes!
A computação em nuvem não está sujeita as intempéries, ao tempo ou ao mal uso, e por isso a interrupção de serviços e a perda de aplicações e dados tem risco mínimo, condicionado apenas ao seu usuário que se devidamente treinado poderá desfrutar de toda a tecnologia a seu favor.
Como entro na nuvem?
O grande desafio é enxergar como a computação em nuvem pode te ajudar a reduzir custos operacionais, utilizar sua infraestrutura com mais eficiência e dimensionar os recursos conforme as necessidades da sua operação mudam.
A TERQ estrutura projetos orientados à eficiência operacional e como parceiros Microsoft podemos te guiar pela jornada rumo a migração para a nuvem. Entre em contato para saber como utilizar plataformas modernas e inteligentes no seu negócio.