23 de janeiro de 2018
Como a sinergia entre Projetos de Capital e Contabilização do Investimento podem poupar tempo e recursos?
Quando se participa da gestão de um projeto de capital, existem tantos desafios no dia a dia que muitas vezes esquecemos que após a conclusão da obra, todos os ativos construídos farão parte do capital da empresa e devem ser capitalizados para a correta apropriação dos custos.
Normalmente o processo de encerramento de investimento e capitalização dos ativos é traumático e ocorre de forma equivocada, acarretando em curto prazo para a realização do inventário dos ativos, construção e migração das bases de dados para o cadastro de ativo imobilizado e equipamentos industriais. Como resultado, temos o atraso no início da depreciação, ajustes contábeis e início do monitoramento do ciclo de vida do ativo.
Como podemos transformar este processo em uma atividade fluída e trazer melhores resultados?
O planejamento do ativo imobilizado deve caminhar junto com os projetos de capital, onde através de uma EAP (estrutura analítica do projeto) bem estruturada é possível identificar com clareza os ativos que serão incorporados ao ativo imobilizado.
Uma vez definido o detalhamento dos níveis e correta abertura dos ativos, o acompanhamento e a gestão da documentação de suporte às aquisições torna o processo simples e efetivo, poupando esforços significativos durante o encerramento e contabilização do investimento.
Nossa equipe traz para os projetos de capital as informações necessárias para apoiar o planejamento do ativo desde a abertura do projeto à contabilização do investimento, tornando o processo eficiente.
A TERQ trabalha para que pessoas e empresas possam tomar decisões que movem os negócios, independente do estágio em que se encontram dentro do ciclo do projeto de investimento.