7 de novembro de 2017

O ciclo de vida e o que isso tem a ver com o seu negócio?

O ciclo de vida e o que isso tem a ver com o seu negócio?

Ciclo de vida é o conjunto de transformações pelas quais passam todas as formas naturais de vida para assegurar sua continuidade até a morte.

No mundo dos negócios a principal diferença em relação ao ciclo de vida natural é que empresas não precisam morrer, elas podem iniciar e encerrar diversos ciclos e precisam se adaptar para continuarem vivas e lucrativas. Este fenômeno é previsto e acompanhado desde meados dos anos 50, a diferença é que com a adoção de novas tecnologias alguns ciclos de vida se tornaram extremamente curtos.

Indústria 4.0

Como exemplo, citamos os principais desafios que as empresas tem hoje em dia para se adaptar à realidade que a algum tempo parecia distante e praticamente intangível: a indústria 4.0, ou quarta revolução industrial. Ela chegou encerrando diversos ciclos de vida e iniciando outros, afetando direta ou indiretamente todos os mercados.

Um negócio vivo e com um ciclo de vida ativo traz inúmeros desafios de gestão e operação, além de alguns não previstos e que demandam atenção e esforço adicionais. Ainda existem outros que serão ameaçadores, pois botam em risco a continuidade da operação. O principal desafio não é mais obter resultados expressivos, mas permanecer relevante no seu mercado de atuação.

Identifique o seu ciclo e reinvente-se constantemente

Torna-se então decisivo olhar para o mercado, a operação, os projetos que estamos conduzindo e identificar o ciclo de vida de cada um deles. As empresas que estão atentas aos ciclos de vida que a cercam são as que tem capacidade de responder de forma rápida e efetiva, adaptando-se e encerrando alguns e criando outros ciclos de vida.

A TERQ trabalha para que pessoas e empresas possam tomar decisões que movem os negócios, independente do estágio em que se encontram dentro do ciclo de vida.

Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar.

Pesquisar

Categorias

Últimas postagens

Conheça os colaboradores

Ver os perfis