4 de setembro de 2018
Gestão de Ativos ou Gerenciamento de Ativos?
Pessoas tem cuidado de “bens” desde que a humanidade inventou as primeiras ferramentas. Ao longo da história, com o advento da evolução de métodos de produção artesanais para a produção utilizando-se máquinas e o desenvolvimento de novos processos de manufatura, cuidados e necessidades foram surgindo, em paralelo disciplinas foram criadas para ajudar a definir as melhores maneiras de cuidar desses ativos durante seus ciclos de vida. Surge então uma nova questão: gestão de ativos ou gerenciamento de ativos? Como devemos cuidar dos bens?
A evolução da gestão de ativos
Com a chegada da disciplina formal de gestão de ativos, cerca de vinte anos atrás, novas abordagens estão sendo estruturadas para assegurar às partes interessadas que as atividades de manutenção estão centradas na geração de valor às organizações suportadas pela confiabilidade, com práticas coordenadas, de forma otimizada e sustentável, equilibrando desempenho, riscos e custos.
Em janeiro de 2014, a International Organization for Standardization (ISO), publicou a série de normas técnicas denominadas ISO 5500x, que tem como objetivo fornecer uma visão geral da gestão de ativos, seus princípios e terminologia, além dos benefícios esperados na adoção. É a referência para a gestão de ativos que pode ser aplicada a todos os tipos de ativos independentemente do tamanho das organizações.
Gestão de Ativos ou Gerenciamento de Ativos?
Entende-se por gerenciamento de ativos todas as atividades relacionadas ao controle de entrada, movimentação e baixa de um ativo, tem como objetivo atender a questões de controle gerenciais e contabilidade, que podem ser realizadas sem uma estratégia organizacional estruturada. Quando pensamos em um ativo dentro de um contexto de finalidade organizacional e estratégia orientada à eficiência operacional, estamos pensando em gestão de ativos.
A gestão de ativos tem um enfoque muito mais amplo, englobando diversos níveis organizacionais e integra diversos departamentos ao longo do ciclo de vida do ativo. Os termos e conceitos apresentados na ISO 55001 mostram como a aplicação de uma abordagem mais abrangente pode apoiar as organizações a extrair mais valor de seus ativos e impactar positivamente o resultado de uma operação.
Repensando a gestão dos ativos
O grande desafio é enxergar a gestão de ativos como uma atividade coordenada de uma organização. Entender que as atividades realizadas diretamente sobre os ativos, associadas às atividades de monitoramento do ciclo de vida, contribuem à estratégia e plano organizacional, geram valor ao negócio e asseguram disponibilidade e confiabilidade.
Através de uma abordagem objetiva, a TERQ convida você e sua organização a repensarem a gestão de ativos. Através de um diagnostico personalizado e sem custo, identificamos o nível de maturidade da gestão de ativos e riscos associados. Este é o primeiro passo para percorrermos juntos a jornada de implementação da ISO 55001 e obter benefícios reais na redução de custos operacionais, paradas e despesas não planejadas.