7 de abril de 2019

Lean Six Sigma – O que é e porque você precisa disso

Lean Six Sigma – O que é e porque você precisa disso

Lean Six Sigma – O que é?

Lean Six Sigma surgiu da união de conceitos de Lean Manufacturing à metodologia Six Sigma, com o objetivo de que as organizações trabalhem de forma mais enxuta e organizada, eliminando desperdícios e minimizando esforços que não agregam valor ao core da empresa.

O conceito de Lean Manufacturing

Também conhecido como o sistema Toyota de Produção, a iniciativa foi desenvolvida pelo executivo da Toyota, Taiichi Ohno, após a segunda guerra mundial, onde a escassez de recursos não permitiam desperdícios.

Existem oito desperdícios identificados na aplicação desta metodologia:

1) defeitos dos produtos; 2) espera entre processos; 3) estoque de mercadoria; 4) excesso de produção; 5) intelectual; 6) movimentação desnecessária de pessoas; 7) processamento desnecessário; e 8) transportes desnecessários.

O conceito de Lean é basicamente obter os materiais corretos, nos locais corretos, nas quantidades necessárias, minimizando o desperdício, de forma flexível e aberto a mudanças.

O conceito Six Sigma

Já o Six Sigma é um processo gerencial baseado em métodos quantitativos. O principal objetivo é aumentar a lucratividade por meio da melhoria da qualidade dos produtos ou serviços, garantindo a satisfação dos clientes. Foi desenvolvido pela Motorola em meados dos anos 80 para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.

O conceito Six Sigma não está focado apenas na adequação às normas de qualidade, mas na satisfação do cliente.

A integração entre Lean e Six Sigma

Naturalmente a integração dos conceitos de Lean e Six Sigma melhoram a performance de uma operação por meio da redução de variabilidade e melhoria contínua. Enquanto o Lean traz aumento da velocidade de produção promovendo a melhoria contínua dos processos, o Six Sigma traz métodos rigorosos de planejamento e controle.

Implementando as ferramentas corretas baseadas no conceito de Lean Six Sigma, temos como resultado a redução de custos em processos ágeis, entregando produtos e serviços de alta qualidade e dados confiáveis para análises completas.

Por que você precisa disso?

Independente do estágio em que se encontram dentro do ciclo de vida de uma operação, adotar a metodologia Lean Six Sigma vai permitir produzir mais, com melhor qualidade utilizando os recursos disponíveis.

Com as ferramentas do Lean, desperdícios de tempo e recursos serão eliminados. Ao entender os fluxos de valor, buscamos melhorar a organização com a correta alocação de recursos e a melhoria contínua dos processos.

Aplicando os métodos do Six Sigma podemos monitorar métricas quantificáveis destas melhorias, garantindo as entregas com maior agilidade e com menores índices de variabilidade.

Como se aprofundar e aplicar a metodologia?

Se você percebeu que pode obter benefícios aplicando a metodologia mas não sabe como dar os primeiros passos, sugerimos que busque a certificação Lean Six Sigma White Belt. Você encontra diversas opções de cursos com certificação gratuita e on-line, para você se aprofundar nos conceitos e suas ferramentas, e poder aplicar nos seus projetos de melhoria de processos, redução de custos, melhoria na qualidade e aumento de produtividade, seja na fabricação de produtos ou desenvolvimento de serviços.

A TERQ conta com um time capacitado e com experiências diversificadas para apoiar na adoção da metodologia e ajudar a obter benefícios reais na redução de custos e melhoria de eficiência operacional.

Entre em contato e descubra como podemos ajudar.

Pesquisar

Categorias

Últimas postagens

Conheça os colaboradores

Ver os perfis