11 de janeiro de 2018
Os desafios de um Projeto de Capital
Projetos de capital empregam recursos significativos na construção ou expansão de plantas, seja para a construção civil ou instalação de equipamentos. Tem como objetivo manter ou ampliar a capacidade de operação ou a produção de um novo produto.
Estes projetos estão diretamente vinculados ao planejamento estratégico e resultado financeiro de uma instituição. Um projeto assertivo, traz resultados positivos.
Nos perguntamos, porém, porque tantos projetos caminham e se encerram com problemas? Por que não alcançam o resultado esperado, seja por atraso no prazo ou aumento no custo?
Normalmente Projetos de capital demandam prazos longos e grande quantidade de dinheiro, consequentemente o risco envolvido em sua execução é muito alto. Devido à alta complexidade para gestão de todos estes recursos, surgem problemas. Entre eles, podemos citar: planejamento inadequado, contratos de construção mal elaborados, comunicação ineficaz, falta de equipe de gerenciamento especializada, falta de controle da documentação da obra e baixa gestão e prevenção dos riscos.
Todos ou parte destes problemas aumentam significativamente a possibilidade do surgimento de pleitos, impactando diretamente no resultado e fazendo com que o projeto seja concluído fora do prazo e/ou custo planejado.
A TERQ trabalha para que pessoas e empresas possam tomar decisões que movem os negócios, independente do estágio em que se encontram dentro do ciclo do projeto.